FORMAÇÃO INTEGRADA DE CONTABILIDADE

Objectivos Gerais

  • Adquirir autonomia para planear e preparar suportes contabilísticos e financeiros;
  • Desenvolver capacidades de avaliação do desempenho económico e financeiro da empresa.

Objectivos Específicos

  • Interpretar os saldos intermédios de gestão;
  • Analisar os documentos financeiros e contabilísticos da Empresa;
  • Calcular e analisar os principais rácios de gestão utilizados nos reporting ou nos quadros mensais.

Demonstrações Financeiras

  • Balanço, Demonstração de Resultados e respectivo Anexo
  • O Balanço: Definição dos novos conceitos de Activo, de Passivo e de Capital Próprio
  • Análise das rubricas e variações do Balanço: distinção entre Custo e Justo Valor
  • A demonstração de resultados (novo formato)
  • Classificação dos Rendimentos e gastos
  • Os diferentes níveis de resultado (EBITA, EBIT, EBT e RL)
  • As ligações demonstração de resultados-balanço
  • Saber usar o anexo para interpretar as diversas informações

Os resultados da Empresa e a sua situação financeira

  • Os saldos intermédios de gestão
  • O fundo de maneio. As necessidades em fundo de maneio
  • Os principais rácios
  • Regras de equilíbrio financeiro do balanço
  • Noção de “Cash-Flow” e a Demonstração dos Fluxos de Caixa
  • As fontes de financiamento da empresa

A rentabilidade dos capitais: o efeito de alavanca.
Os fluxos financeiros existentes nas empresas

  • A óptica económica
  • A óptica financeira
  • A óptica de tesouraria
  • A capacidade de autofinanciamento
  • Mapa de fluxos de caixa
  • Variações do fundo de maneio e das necessidades em fundo de maneio (o ciclo de exploração)

28h

Quer saber mais informações?

Copy link
Powered by Social Snap