FORMAÇÃO INTEGRADA DE CONTABILIDADE
Objectivos Gerais
- Adquirir autonomia para planear e preparar suportes contabilísticos e financeiros;
- Desenvolver capacidades de avaliação do desempenho económico e financeiro da empresa.
Objectivos Específicos
- Interpretar os saldos intermédios de gestão;
- Analisar os documentos financeiros e contabilísticos da Empresa;
- Calcular e analisar os principais rácios de gestão utilizados nos reporting ou nos quadros mensais.
Demonstrações Financeiras
- Balanço, Demonstração de Resultados e respectivo Anexo
- O Balanço: Definição dos novos conceitos de Activo, de Passivo e de Capital Próprio
- Análise das rubricas e variações do Balanço: distinção entre Custo e Justo Valor
- A demonstração de resultados (novo formato)
- Classificação dos Rendimentos e gastos
- Os diferentes níveis de resultado (EBITA, EBIT, EBT e RL)
- As ligações demonstração de resultados-balanço
- Saber usar o anexo para interpretar as diversas informações
Os resultados da Empresa e a sua situação financeira
- Os saldos intermédios de gestão
- O fundo de maneio. As necessidades em fundo de maneio
- Os principais rácios
- Regras de equilíbrio financeiro do balanço
- Noção de “Cash-Flow” e a Demonstração dos Fluxos de Caixa
- As fontes de financiamento da empresa
A rentabilidade dos capitais: o efeito de alavanca.
Os fluxos financeiros existentes nas empresas
- A óptica económica
- A óptica financeira
- A óptica de tesouraria
- A capacidade de autofinanciamento
- Mapa de fluxos de caixa
- Variações do fundo de maneio e das necessidades em fundo de maneio (o ciclo de exploração)
28h
Quer saber mais informações?