DIRECÇÃO COMERCIAL
Objectivos Gerais
- Reconhecer a missão da gestão de vendas: desenvolver o potencial dos vendedores para ampliar as vendas em qualidade e quantidade;
- Desenvolver competências de liderança e motivação da equipa comercial.
Objectivos Específicos
- Relacionar-se eficazmente com a equipa através de um doseamento da firmeza (regras do jogo) e da abertura;
- Avaliar e desenvolver o potencial da equipa de vendas;
- Identificar os diferentes sistemas de motivação de vendedores;
- Felicitar e encorajar os bons resultados;
- Sancionar os resultados insuficientes;
- Negociar objectivos;
- Resolver conflitos.
Missões e responsabilidades do responsável da equipa de vendas
- Características específicas de uma equipa comercial
- Eixos estratégicos de actuação do gestor da equipa de venda
- Os impulsores do trabalho da equipa
- As actividades com forte poder multiplicador: usar o tempo de modo eficaz
Liderar a equipa
- A definição de linhas de acção, objectivos e plano de vendas
- Flexibilidade na liderança: um estilo de liderança adequado a cada situação
- Liderança para a gestão da equipa de vendas: para além dos estilos
- Influenciar e apoiar: a caixa de ferramentas básica para conduzir equipa ao sucesso
- Estabelecimento de normas e padrões de desempenho
- Saber vender os objectivos à equipa
Conhecer, apoiar e avaliar o trabalho da equipa
- Acompanhamento no terreno: um meio para desenvolver a equipa
- Fases e objectivos do acompanhamento
- O que fazer antes, durante e após a visita acompanhada
- O que observar durante o acompanhamento
- Saber definir objectivos de progresso e realizar a formação no terreno (coaching)
- Desenvolvimento de planos de melhoria, com base num sistema de análise de factos
- A avaliação como diagnóstico de pontos fortes e fracos de cada elemento da equipa
- Como realizar a avaliação
- Etapas da entrevista de avaliação
A motivação e o relacionamento com a equipa
- Como conseguir um duplo objectivo: bons resultados e moral elevado
- Os diferentes sistemas de motivação financeira e não financeira – vantagens e inconvenientes
- Como induzir stresse positivo para incentivar o esforço voluntário
- Saber reconhecer o êxito e o fracasso
- A delegação de missões como factor de motivação
Comunicar com a equipa
- Como dar feedback individual aos vendedores
- Conduzir entrevistas individuais de orientação, delegação e reconhecimento
- Comunicar eficazmente para sancionar resultados insuficientes
- Conduzir reuniões da equipa comercial: o básico e o importante
- Plano e sequência de uma reunião de equipa de vendas
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